quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Exercícios Proprioceptivos: uma maneira de prevenir lesões em tornozelo e joelho


    Quando estamos em movimento, os orgãos sensitivos localizados nos músculos, articulações e ligamentos, denominados proprioceptores, captam e enviam ao cérebro informações sobre pressão, distensão e tensão de variadas partes do corpo, para que o cérebro decida como reagir e manter o equilíbrio, até mesmo quando estamos parados em pé.
   Quando estamos cansados, já a uma certa altura de uma competição ou treino na rua ou percorrendo percursos em terrenos irregulares, o risco de se torcer o pé ou distender algum músculo pode ser maior, pois as vezes não conseguimos nos equilibrar, devido ao próprio cansaço muscular. Os exercícios de propriocepção podem ajudar nesse sentido, pois nosso corpo ficará mais preparado à essas mudanças de padrão biomecânico provocadas pelo cansaço.
   Além da melhora da consciência corporal, a postura e a biomecânica da corrida são outros benefícios que os exercícios proprioceptivos trazem ao corredor.
    Os exercícios proprioceptivos também são importantes para pessoas que pisam em pronação ou em supinação, pois ao manter-se em equilibrio pisando do lado contrario na qual se está acostumado, há um fortalecimento dos músculos antagonistas, proporcionando assim uma pisada mais estável.

Exercícios para fortalecimento

          Jogadores de fubebol e outros desportos coletivos usam muito Exercícios Proprioceptivos para fortalecer e prevenir lesões de joelhos e tornozelos. Para corredores que possuem a pisada pronada ( pisam para dentro) deve-se pisar em posição contraria, ou seja, concentra-se para pisar para fora. Já os supinadores devem pisar para dentro.


 Para fazer esses exercícios não é preciso mais do que 5 minutos diários. Com o tempo pode-se aumentar o tempo, conforme a resistência for aumentando (esses exercícios são cansativos,pois exigem muito da musculatura). Inicialmente, faça 1 minuto para cada perna. 
            

         O vídeo abaixo demonstra alguns exercícios proprioceptivos que podem ser feitos em qualquer lugar.  Algumas variações também podem ser feitas, tais como agachar-se, manter-se na posição um tempo e retornar a posição ou ainda dar saltos, concentrando-se sempre para a pisada para o lado contrário na qual está acostumado.



O exercício abaixo é indicado para os mais avançados, pois está aliado a uma superficie instável (o colchão) . 





 Pode-se utilizar também um mini trampolim, uma meia bola ou ainda a superfície redonda de madeira, como na qual o atleta do vídeo abaixo está executando o exercício.



            Deve-se avançar no grau de dificuldade apenas quando se estiver executando os de menor dificuldade por vários minutos facilmente, pois como e trata de exercícios que exigem da muito da musculatura, com o cansaço pode-se perder a concentração e possivelmente ocasionar torções. 


               Vale ressaltar também que os exercícios citados servem como uma forma de prevenção de lesões! 

            

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