sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Exercícios Educativos para o corredor: porque e como fazê-los.

     Quando se inicia na prática do atletismo, independente da prova que se faça (velocidade, meio fundo, fundo, saltos ou arremessos e lançamentos), os exercícios coordenativos estão presentes em todas as etapas: da iniciação ao alto rendimento.
     Esses exercícios são realizados o ano todo, em praticamente todas as sessões de treinamento, visando a melhora constante do gesto esportivo.

Para que servem os exercícios coordenativos?


No atletismo, os exercícios de coordenação, ou educativos, correspondem ao aquecimento específico ativo, que vem após o aquecimento geral. Esse aquecimento tem um importante papel em modalidades esportivas que requerem muita coordenação, como por exemplo na corrida.  Consiste em exercícios que de alguma forma, assemelham-se tecnicamente aos exercícios ou aos movimentos típicos da modalidade esportiva em questão.
     Os exercícios de coordenação devem ser ensinados desde o início do aprendizado, e de maneira correta, pois a correção de um movimento incorretamente executado requer posteriormente um gasto de energia e esforço maior que o aprendizado do mesmo sob forma correta. Executados de maneira correta e com precisão, proporcionam uma economia que implica em um menor custo energético para o músculo. O  corredor aprende a correr naturalmente com movimentos suaves,  obtendo um maior aproveitamento das capacidades do condicionamento.

Erros mais comuns de técnica de corrida.

A má capacidade de coordenação pode ser observada quando por exemplo no sprint (corrida de velocidade): se não houver uma boa coordenação do movimento dos braços e pernas, o assincronismo no movimento provoca um efeito negativo no desempenho esportivo. Em uma corrida de velocidade isso pode custar a vitória de um atleta. O professor pode identificar o déficit desse assincronismo durante exercícios de dribling e skipping em alta freqüência.

Outros erros comuns na técnica de corrida que podem ser detectados pelo professor são:

- Atacar o solo,com toques dos pés chapados no chão, diminuindo a capacidade de amortecimento das articulações;
- Tocar o solo nas pontas dos pés o que pode levar a uma lesão no músculo tibial anterior;
    - Toque forte com os calcanhares, o que aumenta o impacto e desacelera a corrida;
    - Pouca flexão do quadril ou desalinho de uma perna em relação à outra, o que pode causar desequilíbrios no corpo todo;
   - Pouca flexão dos joelhos, o que diminui a amplitude das passadas, fazendo com que a mesma distância necessite de muito mais passadas para ser vencida e aumente o impacto repetitivo sobre as articulações;
   - Falta de coordenação entre braços e pernas, lembrando que os braços devem sempre estar a favor da movimentação, na amplitude e angulação correta para favorecer o deslocamento a frente e ajudar na economia de energia e eficiência dos movimentos;
   - Falta de fortalecimento da região abdominal, afinal o centro do corpo é o que rege todos os movimentos e um centro fraco com certeza vai prejudicar toda a corrida pela falta de estabilização central.

    Nunca é tarde para iniciar os treinamentos coordenativos. Até mesmo pessoas que já corriam e apresentam alguns defeitos posturais de passada, movimentação dos braços e angulação do tronco conseguem melhoras significativas após algum tempo praticando educativos.

Como e quando fazê-los?

Os exercícios devem ser feitos após aquecimento e alongamento e sempre antes do treinamento principal. Como são movimentos que requerem concentração é importante o corredor estar descansado, pois após o treinamento, principalmente após um trabalho intenso, os movimentos podem sofrer alteração biomecânica, devido ao cansaço muscular.


Segue abaixo alguns vídeos com exemplos de educativos básicos para iniciantes.
Ressalto que a princípio pode haver dificuldade de executar até os movimentos mais simples, e isso geralmente acontece com pessoas que nunca tiveram experiência anterior com esportes ou pouca vivência motora. Para essas pessoas o professor pode fracionar em pequenos movimentos o exercício trabalhado até que a pessoa consiga executá-lo de forma completa e contínua.


EDUCATIVOS BÁSICOS  

Recomenda-se fazê-los em deslocamento, de 60 a 80m de distância, retornando a origem andando e repetindo a sequência 3x.

Exercício 1: Dribling



Exercício 2: Tesoura (corrida com as pernas duras)



Exercício 3: Skipping  (elevação dos joelhos)



Exercício 4: Unfersen (aproximação do calcanhar em direção ao glúteo)



Exercício 5: Saltitos 



Para corredores que já dominam os exercícios básicos o treinador pode fazer algumas variações dos exercícios, tais como realizar o skipping  e o dribling com os braços para cima e para os lados (avião). Esses exercícios serão citados em outro post.

Não se esqueçam que o treinador é o profissional mais habilitado para detectar e corrigir os defeitos técnicos de cada corredor. Somente ele que saberá dosar os exercícios e aplicá-los de acordo com cada caso.

Bons treinos !


Nenhum comentário:

Postar um comentário