quarta-feira, 5 de junho de 2013

Mudanças fisiológicas e físicas na gravidez e a importância do exercício físico nessa fase


  A gravidez muda a fisiologia e a estrutura da mulher mês a mês, tornando-se mais evidente no último trimestre, quando a barriga começa a se desenvolver rapidamente, trazendo com ela incômodos físicos e emocionais na mulher. Os exercícios físicos são excelentes aliados para a futura mamãe, pois trás benefícios físicos e mentais consideráveis.

Antes de se falar sobre quais tipos de exercícios podem ser realizados pelas grávidas (parte 2 do post), é importante saber um pouco sobre as mudanças fisiológicas na mulher durante  período gestacional.

 A fisiologia da mulher grávida

 Até  terceiro mês o que se nota são os famosos episódios de enjôo, causados pelas oscilações dos hormônios femininos (estrogênio, progesterona e HCG) e que pode vir a deixar o estomago preguiçoso.

A partir da décima semana, ocorre um aumento do volume plasmático. Essa alteração amplia o fluxo cardíaco e volume sistólico, causando, no sexto mês, um aumento da freqüência cardíaca (FC) de até 15 batimentos por minuto (BPM). Esse aumento na FC que pode vir acompanhada de batimentos irregulares, podendo ser necessário em algumas mulheres supervisão durante o exercício.

A bexiga começa a ficar pressionada entre o segundo e terceiro trimestre, devido à acomodação do feto na região pélvica. Como a bexiga apresenta menor volume, a gestante tem a necessidade constante de urinar. A gestante deve sempre urinar sempre que tiver vontade para evitar infecções na bexiga. 
tamanho da bexiga reduzido devido a acomodação do bebê. 

Outro fator importante a ser considerado durante a gravidez é a ocorrência da hiperlordose. Essa alteração na postura da mulher é causada pela ação da relaxina, um hormônio que inibe a atividade uterina e que provoca também hiper-relaxamento ligamentar e articular. Pode surgir hérnia de disco e dores nas costas por conta do excessivo esforço das fáscias musculares, sendo, portanto, um fator negativo ficar por longo tempo em pé em posição fixa ou carregar pesos.

Os níveis glicêmicos da gestante devem ser monitorados, para que não ocorra uma condição típica da grávida: a diabetes tipo II. A resistência a insulina trás como conseqüência o aumento de peso do bebê além de outros males para a saúde da gestante. Exercícios físicos podem prevenir o problema.
breve explicação do porquê o bebê de uma diabética gestacional ganha mais peso que o de grávidas normais.

Os exercícios para gestante devem incluir a combinação de atividades aeróbias envolvendo grandes grupamentos musculares e atividades que desenvolvam a força de determinados músculos. Acredita-se que uma musculatura abdominal forte possa ajudar no processo de expulsão da criança. A força muscular dos membros superiores é também muito importante para, após o nascimento, carregar o bebê que aumenta cada vez mais o seu peso.

A escolha de um programa de exercícios dependerá das preferências da mulher e dos recursos disponíveis. Mas para mulher grávida existe uma série de atividades físicas convenientes e benéficas pelo baixo risco a saúde, outras de risco médio que só poderão ser realizadas tomando certas precauções e outras que definitivamente são totalmente contra-indicadas. É indicado o início dessas atividades após o terceiro mês de gravidez, para evitar possíveis más formações fetais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário