segunda-feira, 17 de junho de 2013

Planeje suas competições-alvo e garanta a melhoria de seus tempos

Como tudo na vida, se não tivermos um objetivo, não saberemos para onde iremos. E isso ocorre no esporte também. O corredor corre por um objetivo, seja ele emagrecer, ficar mais saudável, participar de corridas de rua, baixar um tempo ou quebrar um recorde (pessoal ou de alguma competição). Independente do objetivo de cada um, um planejamento adequado de treinos é necessário para se conseguir atingir a meta desejada e manter a motivação no treinamento.

Porque planejar é importante?

Todo corredor deveria traçar no começo de cada ano algumas corridas nas quais deseja participar. Atletas de alto rendimento planejam seu ciclo de treinamento focando as chamadas "competições-alvo". Essas provas são as mais importantes, cuja finalidade pode ser desde baixar um tempo, quebrar um recorde pessoal, estadual, nacional, sul-americano etc ou ainda garantir um índice para alguma competição maior. Pode ainda ser a principal prova do ano: Olímpiadas, Campeonatos Mundiais, Nacionais e etc. No caso de atletas de alto rendimento, um planejamento de metas pode ter até quatro anos, quando esse atleta é de seleção e está dentro de um ciclo olímpico.
Mas qual é a importancia de se saber sobre o treinamento dos atletas de alto rendimento? A resposta está que, paralelo ao planejamento meticulosamente calculado dos atletas de alto rendimento, os atletas amadores também precisam dar uma orientação aos treinadores para alcançar seus objetivos pessoais.  Sendo assim, é a partir da definição do calendário de corridas na qual o corredor deseja participar que o treinador faz o planejamento necessário - através da periodização - para que o corredor alcance sua meta.  Para que se obtenha sucesso e quebra de recordes pessoais é necessário uma boa periodização, que deve ser feita por um treinador especializado.

As competições-alvo

O Brasil está cheio, abarrotado de provas de corridas de rua. Em meio a tantas "ofertas", um corredor pode ficar meio perdido, sem saber exatamente quais as corridas que quer arrasar.
Pra começar, gostaria de dar um alerta: competir todo final de semana não é interessante. Sim, eu sei que tem pessoas que não querem perder a camiseta daquela corrida X, o kit da corrida Y, a festa que é a corrida Z. Mas não é saudável: nem para o treino (os ajustes nem sempre dão certo) e nem para o atleta, porque querendo ou não, ele vai acabar forçando, podendo com isso comprometer a musculatura, ligamentos, articulações e etc. Para sair dessa tentação, esclareça para o treinador com ao menos um mês de antecedência, quais provas você quer fazer como treino, respeitando os limiares de esforço que o treinador delimitar para aquele dia.
Agora vamos as competições-alvo. Digamos que haverá uma meia-maratona daqui a 6 meses, e você está correndo com tranquilidade 10km. Essa meia maratona pode ser uma competição-alvo. Isso porque as competições-alvo precisam ser as provas desafiadoras, a prova pela qual você quer dar o melhor de sí. Esse é só um exemplo, porque o atleta pode ter desde uma até cinco, seis competições-alvo. O importante é DEFINIR QUAIS AS PROVAS MAIS IMPORTANTES MESMO e deixar as outras serem as "competições intermediárias", ou as provas-treino.

As competições intermediárias

As chamadas "competições intermediárias" são necessárias para  o corredor entrar no "ritmo de prova". Muitas vezes essa competição intermediária vai acontecer em um período de treinamento onde o corredor estará com muita carga e aí você pode ter a sensação de que está se esforçando muito e não saindo do lugar. Confie no trabalho do treinador e trate essa competição apenas como um treino mais forte.


As dificuldades de percurso

De fato, nem sempre é fácil como para o atleta de alto rendimento um atleta amador ter em mente as corridas que desejam fazer, até porque muitas vezes o calendário muda, a corrida é cancelada, o orçamento acaba ficando apertado por algum imprevisto, há um problema pessoal, uma lesão, uma reunião, uma viagem, enfim, "n" situações que pode simplesmente colocar "por água abaixo" todo trabalho do treinador.
Nesse caso, para não perder o foco o treinador fará ajustes, periodizando a pequenos intervalos de tempo, ajustando as cargas sempre que necessário, visando assim não deixar que o atleta perca o condicionamento adquirido.

O grande dia

Se o planejamento foi feito, cumprido e o grande dia chegou, acredite em seu potencial, descanse adequadamente, mentalize a prova, enfim, concentre-se como faz habitualmente e corra. Porque com certeza fazendo o treino correto e bem orientado você conseguirá alcançar seu objetivo.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário